O que é memória operacional e como melhorá-la?

A memória operacional é responsável pela organização e armazenamento das informações que o cérebro recebe durante o dia. 

Por mais que algumas atividades pareçam automáticas no cotidiano, a memória operativa já assimilou e organizou todas as informações.

No entanto, existem muitas pessoas que sofrem com o esquecimento, e sentem dificuldades em lembrar de coisas simples do dia-a-dia.

Nesse sentido, existe sim possibilidade de melhorar a memória operacional. Estratégias para melhorar o desempenho dessa importante função cognitiva.

Importância da memória operacional

Por mais que pareça simples a função da memória operacional, a complexidade e importância deste processamento de informação é muito grande.

Só para exemplificar, vamos imaginar uma criança que está se apropriando da linguagem e aprendendo as primeiras palavras.

Em princípio, as crianças começam a ouvir e repetir as palavras. No entanto, com o passar do tempo, aquele som é armazenado através da memória operacional.

Ou seja, essa organização e manipulação das informações, possibilita que funções cognitivas como a aprendizagem, leitura e raciocínio aconteçam de forma satisfatória.

Limitações da memória operacional

Por mais que você deseje armazenar na sua memória operacional, todo o conteúdo desse artigo, não seria possível.

O nosso cérebro possui algumas limitações, e fique tranquilo, não existe nenhum problema anatômico ou disfunção na sua cabeça.

Por mais que apareçam dez elementos que eu preciso decorar naquele momento, minha memória operacional será capaz de armazenar no máximo nove.

É provável que você já tenha assistido os super gênios e questione as capacidades apresentadas nos programas de televisão.

Existem pessoas que possuem superdotação, ou seja, capacidades de acessar conteúdos no cérebro que a maioria da população não consegue.

Nessas raras exceções, existe sim possibilidade de uma operação mais ampla da memória operacional. 

Exemplo da memória operacional

Só para exemplificar, vamos trazer uma situação que demonstre com clareza o funcionamento da memória operacional. 

Imagine que você comprou o ingresso para assistir um filme e descobriu que ficaria três horas dentro da sala de cinema.

Em princípio, o criador contou a história e começou a desenvolver a narrativa. Já se passaram duas horas e você continua entendendo a história, já se perguntou porquê?

A resposta está na capacidade de armazenamento da memória operacional. Ou seja, ela possibilita que você termine o filme lembrando das primeiras cenas com clareza.

Contudo, com o passar do tempo esses detalhes são perdidos. É provável que você lembre da história, contudo, não visualiza com clareza todos os pontos.

Em suma, a memória operacional é também conhecida como memória de curto prazo. Possibilitando que você resolva situações em períodos curtos de tempo.

Problemas com a memória operacional

É provável que muitas pessoas leiam o exemplo e percebam que nunca conseguiram terminar um filme, ou quem sabe conheçam uma criança com problemas na linguagem.

Existem pessoas que possuem problemas com a memória operacional. Devido a uma falha nessa parte principal, as funções cognitivas sofrem e são prejudicadas. 

Conheça alguns problemas na memória operacional:

  • Dislexia,
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Esquizofrenia;
  • Demência.

Em suma, o funcionamento disfuncional dificulta a aprendizagem, a atenção e a noção de realidade. 

Todos os casos necessitam de acompanhamento profissional especializado. Ou seja, profissionais que estimula a memória operacional, através de:

  • Medicamentos;
  • Técnicas de aprendizagem;
  • Mudanças de hábitos;

Em suma, os problemas da memória operacional não devem paralisar o sujeito. Através de intervenções adequadas, é possível ter uma vida normal.

Como melhorar a memória operacional

Em princípio, verifique o que ocasionou essa diminuição das funções da memória operacional. Ou seja, se os problemas diários estão contribuindo para esse quadro.

Por mais que o cérebro seja uma máquina perfeita, os fatores externos contribuem para a diminuição das funções cognitivas.

Só para exemplificar, vamos pensar nos medicamentos que alteram a atenção, causam sonolência e dificultam a realização das atividades. 

Ou seja, contribui para a diminuição da capacidade da memória operacional.

Se acaso esses fatores não estiverem contribuindo para a alteração da memória, utilize de materiais que estimulem as suas funções, como:

  • Quebra-cabeças,
  • Atividades de raciocínio lógico;
  • Caça palavras;
  • Memorização de palavras;
  • Reabilitação de memória.

Por mais que pareça simples, essas atividades possibilitam que você ative a memória operacional. Em outras palavras, coloque mais lenha para trabalhar.

Conclusão

Ao longo do tempo armazenamos muitas informações e aprendemos muitas coisas. Contudo, envelhecemos e essas funções podem sofrer com o tempo.

Nesse sentido, você que deseja manter a sua memória operacional ativa e em perfeito funcionamento, sempre busque conhecimento e formas de ativar essas funções.

Compartilhe esses dados e cuide da sua memória operacional.

Comentários estão fechados.