A importância da NR32 principalmente em tempos de pandemia
A importância da NR32 principalmente em tempos de pandemia
No final de 2019, surgiram na China os primeiros casos de COVID-19 causados pelo coronavírus. O problema se espalhou rapidamente para outros países e foi classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma pandemia.
A situação surpreendeu não apenas a população em geral, mas também as autoridades e profissionais da área médica. Em tais contextos, a adesão às normas de segurança hospitalar para proteger a saúde de todas as pessoas torna-se ainda mais evidente.
No caso dos coronavírus, por exemplo, o problema está relacionado aos riscos biológicos, caso já descrito na NR 32. A própria norma traz algumas classificações que ajudam a entender melhor os riscos biológicos com base em sua patogenicidade, distribuição, virulência e modos de infecção . tratamento. e prevenção.
Ressalta-se, ainda, que a NR 32 classifica os agentes biológicos em uma escala que visa determinar o nível de risco a que estão expostos os profissionais de saúde. No caso do coronavírus, é classe 2, o que significa risco moderado. Com base nas recomendações da NR 32, assim como nas atualizações feitas por órgãos como o Ministério da Saúde, a questão da segurança do trabalho em hospitais é melhor abordada, mesmo em novas situações.
Como educar os profissionais de saúde sobre os riscos de infecção?
A formação inicial e contínua dos colaboradores na prevenção de acidentes e doenças em contextos clínicos e hospitalares também é mencionada na NR 32. Na verdade, a formação contínua é a melhor forma de mobilizar e sensibilizar para os riscos de infecção e, por conseguinte, promover a mudança de comportamento no A instituição.
Este trabalho apresenta um grande desafio para os profissionais que dirigem hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde, afinal, deve abranger todas as áreas, desde o centro cirúrgico até a administrativa, da gestão à diretoria hospitalar e conselhos. Porém, é importante garantir o cumprimento da NR 32 e uma avaliação positiva dos órgãos reguladores.
Como você pode ver, a NR 32 é uma das normas básicas para evitar o risco de contrair doenças em clínicas e hospitais, garantindo um ambiente de trabalho eficiente e seguro. Os administradores hospitalares são responsáveis por identificar medidas para melhorar a saúde de todos e por aderir a esta e outras normas em suas instituições.
A oferta formativa não se deve limitar a novas contratações. Ao contrário, para manter os funcionários motivados e até interessados no tema, o hospital também deve oferecer cursos de atualização e treinamento para quem está há muito tempo no local.
Além disso, novos procedimentos podem ser adotados em emergências, como as causadas pela pandemia COVID-19. Portanto, é importante que os gestores estejam cientes da necessidade de manter equipes bem treinadas e capacitadas para enfrentar os desafios do cotidiano hospitalar.
Você viu a importância da NR 32 no modo hospitalar? Sua principal função é proteger vidas, e a administração hospitalar não deve abandonar sua observância diária.
LEIA TAMBÉM: A importância da NR 20 para quem lida com inflamáveis
Comentários estão fechados.