X técnicas para ir bem em provas de concurso

É difícil encontrar um concurso com pouca concorrência hoje em dia. Aliás, isso só vai piorar nos próximos processos seletivos devido às demissões no setor privado. É por isso que você precisa estar preparado para a concorrência.

As provas de concurso são, por natureza, difíceis. Todavia, se é difícil para você, também é difícil para os outros. No caso de ser fácil, a maioria das pessoas também vai tirar ótimas notas.

Dessa forma, o seu maior inimigo é você mesmo. Você não deve focar em ultrapassar os concorrentes, mas sim melhorar a cada dia. Esse é o segredo para se sair bem nas provas.

Se você não tem muito tempo para os estudos, a Estratégia Concursos é bom para aprender rápido.

Quer descobrir algumas técnicas secretas para aumentar sua nota? Vamos lá!

1. Leia todo o conteúdo do concurso

Um elemento está presente em todos os concursos: o enorme volume de conteúdo requerido. Alguns candidatos acreditam que deixar de lado algumas coisas não vai afetar muito sua nota, o que é um erro grave.

A não ser que você tenha bastante tempo para estudar, decorar todo o conteúdo da prova é uma tarefa impossível. No entanto, focar apenas em algumas partes também não é uma solução eficiente — a não ser nos tópicos fundamentais.

O ideal é dar uma lida em todo o conteúdo pelo menos uma vez. Mesmo não adquirindo um conhecimento profundo em todos os tópicos, você vai aprender uma coisa ou outra. No fim das contas, isso pode te render pontos importantes.

2. Resolva problemas todos os dias

Você sabia que, além de te deixar afiado quanto aos detalhes do conteúdo, você também pode aprender coisas novas ao resolver exercícios? Aliás, quanto mais difíceis forem, melhor para o seu aprendizado.

Após estudar algumas páginas — ou acabar um tema —, pare para refletir sobre o que você aprendeu. Em seguida, se notar que alguns conceitos estão vagos, retorne para a teoria e tire suas dúvidas.

Por fim, faça alguns exercícios de fixação ou escreva você mesmo alguns exercícios abordando aspectos importantes do que acabou de estudar.

Agora que você fez todo esse trabalho, pegue um exercício real e tente resolvê-lo. Quando finalmente “empacar” em algum exercício, faça o máximo para solucioná-lo.

Se for uma questão de assinalar, transforme-a em uma discursiva. Uma ótima maneira de adquirir conhecimentos novos é estudar o tema um pouco mais a fundo e redigir um texto respondendo a questão por completo.

É um método demorado, mas adquirir conhecimento útil é um processo que leva tempo.

3. Tenha um cronograma de estudos

Para que você consiga evoluir de forma progressiva em seus estudos, é importante ter metas e uma estratégia para estudar. Nesse sentido, elaborar um cronograma de estudos é sua melhor opção.

Em suma, é recomendado pegar as matérias que vão cair na prova e particioná-las. Em seguida, veja quais são os tópicos que mais caem na prova — devem ser os mais focados.

Só para exemplificar, se você precisa estudar um livro com 300 páginas em 1 mês, leia apenas 10 páginas por dia. Se for um livro muito cansativo, estude apenas 5 por dia e apenas leia por cima as outras 5. Mesmo que não compreenda tudo, dê o seu melhor para entender os conceitos-chave do material.

Lembre-se de acrescentar simulados e revisões em seu cronograma. Esses elementos ajudam bastante na hora da prova.

4. Prepare um resumo durante seus estudos

Os resumos são mágicos para quem domina a arte de fazê-los. É por meio de resumos que o conteúdo de 20 páginas pode caber em apenas 1. No fim das contas, 2.000 páginas podem ser resumidas em apenas 100.

Durante seus estudos para concurso, foque em dominar os conceitos. Assim que tiver dominado um conceito, escreva um resumo sucinto, simples e com suas palavras. 

Quando a data da prova estiver próxima, os resumos serão seus melhores amigos!

5. Não deixe seu sono de lado

Existem algumas frases de efeito que circulam entre os concurseiros, as quais podem acabar prejudicando sua nota, caso as leve ao pé da letra. A pior de todas é a famosa frase “estude enquanto eles dormem”.

Se você estudar enquanto “eles” dormem, com certeza terá sérios problemas de saúde!

Uma das condições básicas para ir bem nas provas de concurso é o sono. 

Você já ficou sem dormir uma noite? É uma experiência horrível: parece que há um delay entre seus pensamentos e suas ações, a concentração fica baixa e os pensamentos ficam perdidos.

Além disso, já está comprovado pela ciência que o sono é o melhor amigo da memória. Portanto, conte seu horário de dormir como uma parte de seu aprendizado do dia. Afinal de contas, não adianta estudar 10 horas se o seu sono não está bom.

Gostou das técnicas para ir bem em provas de concurso? Não deixe de compartilhar com seus amigos concurseiros!

Comentários estão fechados.