Seis papéis ou deveres do jornalismo moderno

Na era da Packard Good Media, o jornalista desempenha um papel de comando e controle. Ele determinou as notícias do dia (julgamento das notícias), organizou-as em torno de seu próprio senso de importância (valor das notícias) e as publicou para um público compatível.

O papel era linear e descomplicado.

Na era da mídia distribuída, a relação entre jornalista e público é assimétrica.

À medida que a “audiência” se transmuta para a “comunidade”, e o nível de comunicação e informação aumenta exponencialmente, à medida que as notícias se tornam menos eclesiásticas e mais igualitárias, o papel do jornalista profissional está mudando.

Felizmente, ainda há um papel.

Aqui estão seis papéis que o jornalista moderno deve desempenhar:

  • O papel ético . Sim, os jornalistas são espancados por causa de falhas reais e imaginárias na ética, mas o desafio agora é elevar o nível da ética profissional e, em seguida, fornecer orientação ética ao público participativo de hoje. Devemos lidar com mais rapidez e transparência com os erros éticos da profissão, mas também devemos fornecer ferramentas de ensino sobre ética da informação, o que ética significa e por que é importante e como identificar a ética comprometida.
  • A função Guia / Filtro . Os editores e repórteres devem assumir alguma responsabilidade por fornecer a seu público dicas sobre as melhores coisas da web, seja a mais reportada das notícias importantes ou os artigos e vídeos mais interessantes e divertidos. Em um ambiente de comando e controle, nos preocupávamos apenas em direcionar as pessoas para o que nós mesmos fizemos. Agora, nosso papel é ajudar o público a filtrar o excesso de informações que os agride diariamente, fornecendo indicadores. Esse é o papel de valor agregado e, se bem feito, pode ajudar a superar a tendência da era digital para as pessoas se concentrarem muito estreitamente em seus próprios interesses. Se bem feito, atrairá mais pessoas ao seu site ou publicação.
  • A função de compreensão e contexto . Por que os melhores blogueiros devem se divertir? Os melhores jornalistas devem se tornar os melhores blogueiros. Conheço muitos repórteres e editores muito, muito inteligentes. Essas pessoas devem ter blogs e servir melhor os leitores, pegando as notícias do dia e colocando-as em contexto, penteando artigos para os petiscos que precisam ser tecidos juntos para criar um todo maior e explicando o que tudo isso significa.
  • O papel de líder da conversa . Nossas reportagens já iniciam muitas conversas sem o nosso consentimento. O papel de iniciador de conversa deve se tornar explícito em nossas descrições de cargo. Uma vez iniciado, devemos orientá-lo. Devemos agradecer e incentivar os bons colaboradores e depreciar os maus colaboradores. Devemos destacar as coisas mais inteligentes que as pessoas dizem. Devemos fornecer nossos próprios insights e conhecimento suplementar a qualquer conversa que encontrarmos. Deveríamos ser participantes plenos, não apenas os senhores da mídia de cima para baixo.
  • A função agregadora . Devemos coletar agressivamente dados relacionados às comunidades que servimos. Devemos garantir que tudo o que é conhecido sobre uma comunidade que servimos possa ser encontrado através dos recursos que fornecemos. Enquanto na função Guia / filtro, podemos fornecer indicadores, na função agregadora, disponibilizamos dados e permitimos que as pessoas os encontrem por si mesmos. Esse é um papel que serve à longa cauda da informação, porque nunca sabemos o que os outros indivíduos podem achar útil, importante ou necessário.
  • O papel direto da notícia . Não podemos, mesmo que quiséssemos, e não devemos, ceder nossas responsabilidades profissionais para descobrir notícias. Precisamos saber tudo o que está acontecendo nas comunidades que servimos e devemos nos esforçar para ser os primeiros a contar a nossas comunidades as notícias importantes do momento (nota: não mais do dia, mas do momento). Ainda devemos estar em nossas comunidades coletando fatos e organizando-os de maneira relevante e útil e, em seguida, relatando os fatos mais importantes a nossas comunidades.

Comentários estão fechados.