Portfólio digital: o que é e como fazer

Um portfólio é um documento com  a lista dos melhores trabalhos realizados ou em execução por um profissional, empresa ou estudante. E o melhor de tudo: com o portfólio digital, ficou muito mais fácil mostrar o seu trabalho e aproveitar oportunidades.

Nesse guia vamos explicar o conceito de portfólio digital, mostrando qual a sua importância. Além disso, mostraremos um passo a passo para que você seja capaz de criar uma apresentação profissional completa.

O que é um portfólio digital

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o portfólio é um “dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências”. Em outras palavras, é uma apresentação dos seus melhores trabalhos.

O principal objetivo de um portfólio é apresentar o profissional, empresa ou estudante. Se você é um profissional, poderá usar o portfólio para atrair clientes e vender seus produtos e serviços.

A boa notícia é que agora a maioria dos portfólios são completamente digitais. Você pode criar o seu com facilidade e hospedar diretamente na internet. Dessa forma o seu conteúdo fica acessível por qualquer pessoa, de qualquer lugar.

Assim, podemos dizer que o portfólio digital nada mais é do que um portfólio online. Por meio dele você consegue mostrar todos os seus trabalhos e casos de sucesso, com imagens, ilustrações, links e muito mais.

Como fazer um portfólio digital passo a passo 

Para construir um portfólio completo, vale a pena fazer um curso sobre o assunto. Porém, existem alguns passos básicos que vão te ajudar a começar o seu projeto, de forma rápida e fácil. 

1. Selecione os seus melhores trabalhos

O primeiro passo para criar o seu portfólio digital é selecionar os seus melhores trabalhos. Você pode usar trabalhos que já foram executados ou trabalhos que estejam em execução – desde que o seu cliente tenha autorizado. 

Lembre-se de que o portfólio é uma lista dos melhores trabalhos profissionais, acadêmicos ou empresariais. Dessa forma, é importante que você faça uma seleção, eliminando os trabalhos que você considera menores ou até mesmo ruins.

Assim, ao final você terá diversas opções de trabalhos dos quais você se orgulha e que são representativos do seu estilo. Também vale a pena reunir os casos de sucesso, aqueles trabalhos especiais que você amou desenvolver.

2. Escolha a plataforma para o seu portfólio

Depois de reunir os seus melhores trabalhos, está na hora de escolher a plataforma para o seu portfólio. Nessa etapa não existem regras, tendo em vista que atualmente existem muitos sites para criar portfólio.

Algumas boas opções são Behance, DeviantArt, WordPress, Cargo Collective e Wix. Essas são plataformas que permitem criar site e blogs grátis, entre eles o portfólio. Assim você poderá hospedar a sua apresentação sem custo nenhum.

Dessas, o Behance é uma das preferidas para a criação de portfólios. Essa plataforma é usada especialmente por profissionais que atuam com a criatividade. Dessa forma, pode ser uma boa ideia para trabalhos de fotografia, design, arquitetura e similares.

3. Defina o tipo de portfólio que combina com o seu perfil

Dentro da plataforma de criação de portfólio você encontrará diversas opções de design e layout. Essas opções variam de acordo com o tipo de portfólio que você deseja. Por exemplo, os modelos para fotógrafos geralmente priorizam imagens ao invés de texto. 

Já os profissionais que atuam na área da escrita podem escolher modelos com mais espaço para texto e links. Existem milhares de opções de design e você pode escolher o modelo que melhor combina com o seu estilo profissional. 

Outra opção é criar o seu portfólio do zero, sem usar um modelo pronto. Apesar de gerar mais trabalho, essa opção te permite criar um documento completamente personalizado, com as informações que você deseja, no lugar que você deseja. 

4. Organize as suas informações

Agora é o momento de colocar a mão na massa e organizar todas as suas informações dentro do seu portfólio digital. Essa é uma das etapas mais importantes, tendo em vista que o visual do seu portfólio influencia muito no seu sucesso. 

Para que o seu documento fique bem criativo e organizado, crie uma apresentação pessoal, descrevendo quem você é eo que você faz. Depois, mostre os seus melhores trabalhos, de preferência divididos por grupos ou categorias.

Ao mencionar algum trabalho realizado, é importante deixar claro o escopo do projeto, os objetivos e resultados. Para garantir maior transparência, inclua imagens, links e exemplos, de modo a ilustrar melhor o seu projeto.

5. Enriqueça o seu portfólio

Antes de publicar o seu portfólio, vale a pena deixá-lo atraente e convidativo. Isso pode ser feito por meio da inclusão de elementos visuais, como imagens e vídeos. Esses conteúdos ajudam a tornar o seu documento mais atrativo para as pessoas.

Nessa etapa, uma dica especial é escolher com cuidado as cores, as fontes e outros detalhes que dizem respeito ao aspecto do design. 

Personalize todos os aspectos do seu portfólio, para que ele fique bem bonito e ilustrado. O que vale é a sua criatividade, tendo em vista que você pode usar todos os recursos que estiverem disponíveis. 

6. Atualize o seu portfólio

Mesmo depois de publicar o seu portfólio digital, vale a pena trabalhar em atualizações. Por exemplo, se você fizer um novo curso em uma área de interesse, poderá incluir essa informação, para tornar a sua apresentação ainda mais rica.

O mesmo vale para novos projetos concluídos ou que estejam em andamento. Por se tratar de um portfólio digital, você poderá fazer ajustes e alterações sempre que necessário, para que o material reflita exatamente o seu perfil atual. 

Conclusão

Neste guia falamos sobre o conceito de portfólio digital, como ele funciona e como você pode construir um de forma prática. Com o avanço da tecnologia, ficou muito fácil mostrar o seu trabalho para milhares de pessoas de forma rápida e eficiente.

Para criar o seu portfólio digital agora mesmo, reúna todas as suas informações principais, seus projetos mais destacados e coloque a mão na massa. Existem muitas plataformas que permitem criar páginas inteiras e totalmente gratuita. Comece agora mesmo!

Comentários estão fechados.