Os Estados da água

Os Estados da água

Três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso. A transição de um estado para outro é causada pela temperatura e pressão do ambiente. A água pode ser encontrada em todas as três formas na Terra, mas o estado líquido é o mais comum. As propriedades físicas e químicas dessas substâncias contribuem para o desenvolvimento dos seres vivos no planeta.

Agora descubra os três estados físicos da água, os processos de mudança e a importância desta substância para a vida.

Os Estados da água

Estados físicos da água

A água cobre a maior parte da superfície da Terra, cerca de 70%. A maior parte dessa substância está na forma líquida nos mares, oceanos, rios e lagos, mas também aparece como partículas e gases na atmosfera ou como gelo nos pólos do planeta.

Na forma líquida, a água não tem forma definida e é colocada em um recipiente que a circunda. Um corpo sólido possui uma estrutura regular e rígida, mas não se adapta ao ambiente em que está inserido.

A forma gasosa de uma substância também não tem forma própria, e suas moléculas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Essa condição está presente em todos os ambientes da superfície do planeta e é responsável por garantir a respiração humana.

Mudanças no estado físico da água.

A água se move pelo planeta, mudando de estado. Este processo, chamado de ciclo da água, ajuda a moldar a atmosfera e sustentar a vida na Terra. Essa mudança física é realizada pela mudança de temperatura ou pressão e pode ser alcançada por meio de alguns processos:

Evaporação

Entre as transformações do estado físico da água, a evaporação é aquela em que um estado líquido se transforma em um estado gasoso. Isso acontece de três maneiras:

Ebulição

Ocorre quando a água atinge 100ºC ao nível do mar. Um exemplo é água fervente;

Evaporação

Evaporação que ocorre lenta e gradualmente na vida diária. Um exemplo é a evaporação da água da chuva que cai no solo, ou quando as roupas são colocadas em uma corda para secar.

Aquecimento

O aquecimento é mais rápido que os anteriores. O líquido evapora acima do ponto de ebulição. Isso acontece quando uma gota d’água, por exemplo, cai em uma panela bem quente e as partículas se movem rapidamente até virar vapor.

Endurecimento

Esta é a transição de um estado líquido para um estado sólido. Isso acontece quando a temperatura da água chega a 0ºC. Quando você coloca essa substância no estado líquido na geladeira, ela esfria e, quando chega a 0ºC, vira gelo. O mesmo acontece com as geleiras da Antártica ou quando as partículas na atmosfera se transformam em neve.

Condensação

Quando os estados físicos da água se condensam, o estado gasoso se transforma em líquido. Isso acontece, por exemplo, quando uma queda na temperatura transforma o vapor d’água presente na atmosfera em chuva, ou quando gotas de uma substância aparecem na tampa de uma panela durante o cozimento.

Fusão

A fusão é o processo de conversão de um sólido em um líquido. Isso acontece quando a temperatura ambiente, que estava abaixo de zero, sobe e chega a 0 ° C. Por exemplo, ao retirar o gelo do freezer.

Sublimação

Dentre as mudanças no estado físico da água, a sublimação é quando o estado gasoso passa diretamente para o sólido, ou seja, sem passar pelo estado líquido. Essa transformação é rara na vida cotidiana e mais comum nas indústrias.

Composição da água

A água é um dos produtos químicos mais importantes do meio ambiente. Sua circulação pelo planeta Terra contribui para a formação de rios, lagos, oceanos, respiração e desenvolvimento da vida. A água é formada pela combinação de dois elementos químicos: duas moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio, formando H2O.
Esta substância é considerada um solvente universal, pois dissolve a maioria dos sais minerais e, portanto, é difícil de encontrar em uma forma completamente pura. Por exemplo, a maior parte da água do mar consiste em 3% de sais minerais. Foi essa característica química que deu origem à vida nos oceanos da Terra primitiva.

Leia também!

Comentários estão fechados.