Leia o artigo e descubra o que faz um teólogo
Se você é alguém que desenvolve empatia e sensibilidade, sabe ouvir o sofrimento alheio e se interessa por temas filosóficos e religiosos, temos um comunicado para você!
Você sabia que a teologia é escolhida por um público muito específico? Na verdade, esse treinamento de segundo grau está em demanda.
A graduação em teologia requer muita atenção, leitura e estudo profundo, pois é um estudo denso com múltiplas disciplinas teóricas.
Gostaria de saber mais sobre um curso de teologia que tem um título diferente de tudo que você já viu, o que faz um profissional nessa área e onde atua? Descubra agora!
O que um teólogo faz?
Qualquer pessoa que escolher um curso de teologia deve saber que o componente religioso está no centro do ensino. Afinal, é daí que vem o nome: theo (em grego, Theos) significa Deus, divindade e -logia significa estudo. Podemos dizer que se trata de uma ciência dedicada ao estudo de Deus e de sua relação com o homem.
Mas vá com calma, isso não significa que haja uma doutrina de alguma denominação religiosa ou que você precise entrar em um culto. O curso tem como objetivo explorar e discutir as maneiras pelas quais uma pessoa estabelece suas crenças e sua relação com o divino ao longo da história.
Para tanto, são consideradas questões étnicas, históricas e filosóficas das principais religiões do mundo. E o que o teólogo faz após a formatura? Este profissional atua principalmente em instituições religiosas (igrejas, templos, etc.), mas também em:
- Educação (pesquisa e ensino);
- Missões humanitárias;
- Hospitais;
- Empresas;
- Instituições do Estado.
Sua principal função é aconselhar as pessoas e melhorar o meio ambiente quanto à sua conexão consigo mesmas e com o divino.
Remuneração de um teólogo
Muitos líderes religiosos de várias denominações (cristãos ou não) têm um dos requisitos para sua formação em teologia. Por exemplo, para se tornar um padre na Igreja Católica, você deve estudar teologia em uma universidade associada ao Vaticano.
A mesma coisa acontece em outros casos religiosos. Dessa forma, parte da remuneração do profissional é destinada à congregação da qual faz parte. Se não for o seu caso, ou seja, se você é leigo, é bom saber que o salário de um teólogo que trabalha como professor é um dos mais altos.
Quem trabalha 30 horas semanais ganha em média R $3.343,88 . Esse valor tende a aumentar se o bacharel em teologia complementa sua carreira com disciplinas com bacharelado ou especialização em docência, o que lhe permite lecionar no ensino fundamental e médio.
Atividades a serem realizadas
As salas de aula e os espaços religiosos são o percurso mais comum para os formados em teologia. No campo da pesquisa, a pesquisa gira em torno de dogmas, tradições religiosas e culturais, fenômenos religiosos e a interpretação de textos sagrados.
Os profissionais podem promover o ecumenismo no ambiente de negócios por meio de consultas. Também promove políticas governamentais em relação à religiosidade, como o respeito às diversas manifestações religiosas e étnicas.
A formação de anciãos (sacerdotes) inclui atividades desenvolvidas na Igreja Católica, como o cuidado de paróquias e capelães (militares, instituições penitenciárias, etc.).
Competências necessárias
Lidar com questões delicadas, como as crenças das pessoas, requer sensibilidade e habilidades de escuta. Lembre-se de que até hoje muitas guerras são baseadas em diferenças religiosas.
A teologia profissional deve ser capaz de ouvir, demonstrar profissionalismo e ser tolerante no sentido de imparcialidade. Você também precisa ter um bom desempenho em público.
Comentários estão fechados.