As cinco principais dificuldades que os músicos enfrentam
Conforme as pessoas entram no mundo da música, há certas coisas contra as quais todo músico luta. Algumas pessoas conseguem superar essas lutas com mais facilidade do que outras, mas todos enfrentam essas lutas. Saber quais são essas lutas pode ajudá-lo a se preparar para elas e a superá-las com mais facilidade e rapidez. Então, quais são essas lutas?
1. Não Saber Praticar
A prática leva à perfeição, certo? Não. A prática perfeita leva à perfeição. Se você praticar algo incorretamente, aprenderá a maneira incorreta de fazê-lo. Quando comecei a tocar guitarra, simplesmente peguei a guitarra e “mexi nela”. Eventualmente, cheguei ao ponto em que podia tocar várias músicas e me sentia muito bem em tocar guitarra. Continuei assim por alguns anos e depois de um tempo percebi que a maioria das minhas músicas soava irritantemente parecida e eu tive muitos problemas com muitas músicas. Então descobri que não estava dedilhando direito. Por anos eu praticava da maneira errada e agora tinha que desaprender anos de prática e praticar uma nova maneira. Não é uma tarefa fácil.
Com métodos de prática inadequados, os novos músicos geralmente ficam frustrados com a dificuldade da música ou com o tempo que levam para aprender uma música. Usando os métodos de prática adequados, eles podem descobrir que aprendem músicas muito mais rapidamente e algumas das músicas realmente difíceis não eram tão difíceis.
2. Falta de compreensão da música
O que é uma equipe? Por que um “F” é uma afinação mais baixa do que um “G” (dentro da mesma oitava)? Por que existem apenas 8 notas que se repetem continuamente? Muitas pessoas são atraídas pela música depois de ouvir apresentações ou ouvir rádio. Então, eles começam a se envolver com a música, seja vocalmente ou com um instrumento, sem qualquer compreensão real do que está acontecendo para criar a música, como ler música ou o que são todas as partes do instrumento e por que estão lá. Tudo bem se você quiser apenas se divertir. Eu conheço muitas pessoas que apenas mexem com a música porque gostam, mas não têm nenhum desejo de fazer nada com a música, especialmente não tocar na frente das pessoas.
No entanto, se você deseja levar a música a sério, melhorar suas habilidades e possivelmente se apresentar, entender a música é muito importante. Sem a compreensão adequada da música, você é como um cientista que mistura substâncias químicas aleatórias tentando encontrar uma grande descoberta. Claro, de vez em quando você pode obter algo muito interessante, mas na maioria das vezes a mistura explodirá na sua cara.
Compreender a música permite que você entenda a relação das diferentes notas e por que algumas soam bem juntas e outras não. Ele permite que você aprenda a música de outras pessoas lendo notações e compartilhe sua música com outras pessoas por meio dessa mesma notação. Também permite que você avance em suas habilidades com o instrumento, à medida que você entende por que as coisas funcionam do jeito que funcionam e a maneira correta de tocar seu instrumento. Sem uma boa compreensão da música, seu crescimento em sua habilidade musical será mais lento e limitado.
3. Ouvindo amigos e não críticos
Você já assistiu American Idol? Mesmo as pessoas que não gostam do programa provavelmente viram algumas das terríveis eliminatórias que começam a cada temporada. Claro, alguns são apenas pessoas que querem aparecer na TV, mas outros são pessoas que realmente pensam que são grandes cantores, mas todos nós podemos ouvir isso, não, eles são terríveis, até dolorosos de assistir. Então, por que alguém se humilharia na TV nacional? Por que as pessoas que parecem tão ruins pensam que são tão boas? Muitas vezes é porque eles ouviram apenas os amigos e não as críticas.
Hoje em dia, todos nós somos ensinados a ser bons e edificantes. “Se você não tem algo bom para dizer, não diga nada.” Todo mundo ganha um troféu, mesmo que perca. As pessoas, especialmente a família e os amigos, se preocupam demais em ser legais e não se preocupam o suficiente em ser honestas. A verdade é que ninguém se torna grande sem ser criticado. Não estou falando sobre ser ridicularizado, estou falando sobre alguém dando uma avaliação honesta do que ouvem, dizendo que você está bagunçando ou parecendo mal. Dessa forma, você pode aprender o que está fazendo de errado e consertar. Você descobre em quais áreas precisa trabalhar e o que está fazendo certo. Ouvir os críticos é a única maneira de você crescer.
4. Expectativas irreais
Pavarotti, Eric Clapton, BB King, Yo-Yo Ma, Michael Jackson, Madonna e Beyoncé. Essas pessoas famosas são grandes músicos, mas não se tornaram grandes músicos da noite para o dia. Eles trabalharam durante anos aprendendo seu instrumento. Eles praticavam horas por dia. Eles tiveram que começar, onde todo novo músico começa com exercícios de treinamento e canções simples. Muitos novos músicos querem ser capazes de tocar a música que os atraiu para a música em primeiro lugar e podem ficar muito frustrados quando não conseguem tocá-la bem ou rapidamente. Você pode se tornar ótimo, mas vai levar tempo e prática.
5. Falta de confiança
Acho que esta é a luta que me entristece mais do que qualquer outra. Acredite ou não, toda a habilidade e prática do mundo são praticamente inúteis se você não tiver confiança ao jogar. A falta de confiança causa uma técnica pobre e um jogo tímido, o que leva a um desempenho ruim. Não consigo contar o número de músicos que vi que podem tocar uma peça perfeitamente na prática, mas quando tocam na frente de outros, eles quebram e queimam. Eu também vi músicos medíocres que atuam acima de seu nível de habilidade prática porque eles têm confiança quando tocam. É uma das lutas mais comuns dos músicos e uma das mais cruciais a serem superadas. É incrível o efeito que a confiança pode ter sobre o desempenho.
Quais foram as dificuldades que você enfrentou quando começou na música? Deixa nos comentários!
Comentários estão fechados.