A importância da higiene e limpeza das escolas em tempos de Covid
A importância da higiene e limpeza das escolas em tempos de Covid
Nos diferentes espaços que compõem a escola, desde a sala de aula aos pátios e quadras poliesportivas, estamos todos unidos pela importância da limpeza no ambiente escolar.
Cada uma dessas áreas possui uma frequência de limpeza diferente e exige cuidados extras na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados.
A quantidade de recursos materiais que a escola administra no dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter a ordem no ambiente.
Para isso, compilamos uma lista de dicas para ajudá-lo a gerenciar, organizar e conservar recursos, além de manter sua escola limpa, sobretudo neste momento de volta às aulas presenciais, em maio a pandemia de Covid.
Na biblioteca
A biblioteca, fonte de pesquisas e pesquisas, deve ser bem estruturada, e o ambiente deve ser confortável e acolhedor para o leitor.
Manter as prateleiras e as amostras limpas e livres de poeira é uma preocupação constante, assim como manter uma desinfecção geral do ambiente.
A manutenção dos dispensadores de álcool gel é uma maneira rápida de garantir que suas mãos estejam higienizadas antes e depois de manusear o material, evitando contaminação.
Também é divertido escolher um perfume característico deste ambiente e aplicá-lo em difusores e desinfetantes, criando lembranças de um lugar aconchegante e acolhedor.
Nas salas de aula
Nas salas de aula, a limpeza deve ser intensificada e realizada a cada turno para garantir a higiene ambiental e a segurança do aluno e dos docentes.
Pó, papel e migalhas devem ser removidos das superfícies das mesas, cadeiras e pisos, e deve-se ter cuidado para manter as prateleiras, armários e quadros-negros seguros.
Para facilitar esse serviço, produtos químicos de limpeza específicos da sala de aula podem ajudar no processo, projetados para remover manchas de canetas e sujeira que normalmente se acumulam nas carteiras das escolas.
Os limpadores de tinta também são importantes, pois fornecem limpeza sem danificar a superfície.
Nos pátios
Os líderes escolares precisam investir em uma organização consciente e colaborativa, para que os ambientes de alto tráfego, como pátios e corredores, sejam os locais onde essa mensagem precisa ser espalhada.
A montagem de coletores para coleta seletiva é uma tarefa simples que envolve os que circulam por esses locais. Os resultados serão ainda melhores se o trabalho de sensibilização for feito com os alunos e com a confiança de que, após a coleta, o lixo será corretamente direcionado para o fim a que se destina.
Nos materiais esportivos e quadras
Os materiais utilizados nas aulas de educação física, intervalos ou outras atividades recreativas devem ser cuidadosamente armazenados em área de armazenamento exclusiva para garantir a facilidade de uso do equipamento.
Cada vez que o material é utilizado, é necessária uma manutenção, desinfecção e limpeza regulares.
Nos refeitórios e cantinas
Os locais onde os alunos, funcionários e visitantes comem são elementos essenciais para a limpeza de uma escola. Em fluidos de uso geral, são encontrados resíduos que vão desde migalhas de alimentos até descartáveis.
Cada superfície tem seu próprio nível de poluição, conseqüentemente, os profissionais de limpeza devem realizar uma verificação rápida, primeiro focalizando as áreas de maior impacto e usando produtos de limpeza eficazes que são precisamente ajustados às necessidades.
A importância da higiene e limpeza das escolas em tempos de Covid – Conclusão
A limpeza após os intervalos e as aulas deve ser rápida e rápida, usando os produtos químicos e equipamentos certos que podem melhorar rapidamente a eficiência.
É importante compreender que as boas práticas e o bem-estar público devem sempre ser seguidos ao limpar um ambiente escolar, usando equipamentos de limpeza para um desempenho eficaz, equipamentos de proteção para garantir a saúde dos funcionários e produtos químicos confiáveis e eficazes.
Pode-se determinar que a administração escolar seja responsável por todos esses aspectos, mas a limpeza da escola deve ser um hábito arraigado na cultura de funcionários e lideranças, além do incentivo constante ao comportamento de alunos e visitantes. Manter a escola limpa é o resultado de todos trabalharem juntos!
Leia também: Gosta de viajar? Que tal escolher essas profissões?
Comentários estão fechados.