Pós-graduação: 6 razões para investir no seu currículo

A pós-graduação é um curso a ser realizado posteriormente ao seu período em uma graduação ou tecnólogo. Essa atividade pode acrescentar, e muito, o currículo daqueles que buscam o sucesso profissional.

Por que investir no seu currículo com pós-graduação?

A  educação é um assunto importante em nossa sociedade e é objeto de inúmeras reformas com o objetivo de melhorar o desempenho de estudantes e jovens graduados.  Após o bacharelado, mais e mais estudantes estão cursando pós-graduação sem medo. Assim como esses “jovens trabalhadores” que retornam à sua alma mater depois de testar o mercado de trabalho. Sem mencionar os estudantes de doutorado que dão vida à pesquisa e que a pesquisa dá vida. Ensino superior, uma oportunidade de sonho? A prova em 10 pontos.

1- (Finalmente) faça suas próprias escolhas

Se você escrever uma dissertação ou uma tese, você FINALMENTE estudará esse assunto pelo qual você é tão apaixonado! Sua abordagem científica pode oferecer à sociedade uma nova maneira de ver e entender o mundo em que ela evolui.  Ao mesmo tempo, você se beneficiará da supervisão de um diretor de pesquisa. E nada impede que você escolha o professor com quem você sempre sonhou em colaborar por causa de seu conhecimento, sua aura, maneira de ensinar etc. Que luxo!

2- Influenciar o futuro através de suas pesquisas

Nos estudos de pós-graduação, você poderá ampliar os limites do conhecimento! Você irá gerar idéias inovadoras, hipóteses, perguntas de pesquisa, interpretações e análises. Sua pesquisa pode ter um grande impacto no mundo da saúde, antropologia, física, comunicação, literatura, etc.  As respostas que você dá podem fazer uma diferença real na vida das pessoas. Todos os campos de estudo contam na pós-graduação!

3- Escolha um curso multidisciplinar

A pós-graduação lhe oferece a oportunidade de estudar em um programa totalmente diferente do que a sua graduação e explorar todo um novo campo de estudo. Por exemplo, você pode obter um diploma de bacharel em psicologia e, é claro, continuar em psicologia, mas também em planejamento, saúde pública ou educação Isso permite que você adquira um conhecimento adicional. Por que se privar disso?

4- Aproveite o que a Universidade oferece

Ao estudar na Universidade de Montreal, você se beneficiará do apoio permanente de seu diretor de pesquisa e professores.  Você também terá a oportunidade de apreciar as bibliotecas localizadas no campus, uma  equipa dinâmica , da bolsa de estudos, de uma vida social agitada, e muito mais!  Você também poderá desfrutar da ajuda e motivação mútuas de seus camaradas (“loucos esclarecidos” como você!), Que tornarão suas discussões enriquecedoras e estimulantes. 

5- Estude para encontrar um emprego que se adapte a você

Certas profissões como arquiteta, psicóloga , assistente social e fisioterapeuta , entre outras, exigem ensino superior.  É claro que você pode se formar em cada um desses programas, mas não será elegível, se não tiver um doutorado em psicologia, por exemplo.  Pense nisso! Em vários campos, se o ensino superior não é obrigatório, abre a porta para empregos de maior prestígio e novas perspectivas, oferecendo mais controle sobre o trabalho realizado.

6- Transmitir sua paixão

E se você se tornasse assistente de pesquisa? Você pode participar do trabalho de pesquisa de professores, pesquisadores ou unidades.  Você também pode ser carregado ou conferencista  e, assim, passar seu conhecimento para os alunos. Que prestígio! E quem sabe, você pode estar fazendo a diferença na carreira acadêmica de alguém…  Lembre-se, essas são atividades pagas que oferecem a oportunidade de gerar renda durante o ensino de pós-graduação.

Scroll to top