escola-inss

O que é o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS?

O Programa de Educação Previdenciária ou simplesmente PEP é um programa social do Governo Federal desenvolvido pelo INSS cuja missão é levar informação de qualidade para a sociedade brasileira conhecer todos os seus direitos e deveres em temas da Previdência Social.

Sendo assim, o PEP tem como missão assegurar a proteção social da nação brasileira através da inclusão e permanência dos cidadãos no RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Se você mora em grandes centros urbanos, talvez ache que não seja necessário um programa social para abordar este tema. Entretanto, o Brasil ainda possui muitos cidadãos morando em locais com baixo acesso à informação e qualquer programa visando a melhoria da instrução da população de baixa renda é sempre bem-vindo.

O Programa de Educação Previdenciária do INSS está presente em todos os Estados brasileiros e sua atuação se dá através de palestras, cursos presenciais, cursos à distância, divulgação na internet, rádio ou televisão e reuniões com as comunidades.

Adicionalmente, o PEP do INSS também promove ações educativas em escolas, para que as crianças já cresçam sabendo mais sobre os seus direitos e deveres previdenciários.

Se você nunca ouviu falar do Programa de Educação Previdenciária do INSS, basta acessar o site da Escola Virtual do PEP (https://escolapep.inss.gov.br/) para conhecer quais os cursos gratuitos à distâncias estão disponíveis. A previsão de cursos à distância para 2019 é a seguinte:

  • Auxílios (doença, acidente e reclusão).
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS).
  • Pensão por morte.
  • Aposentadorias pelo INSS.
  • Salários maternidade e família.
  • Contribuinte individual.

Se você tem interesse em fazer algum destes cursos, basta acessar o site da Escola Virtual e fazer gratuitamente o seu cadastro. Se tiver dúvidas, você pode enviar um e-mail para pep@inss.gov.br.

Rafael Guedes, criador de um dos maiores sites informativos sobre os benefícios do INSS (consultameuinss.com.br), ressalta que estamos na era da informação e transformação digital e é muito importante que o próprio INSS entenda a necessidade de divulgar melhor os seus serviços para que os trabalhadores entendam quais são os seus direitos e deveres.

Um ponto positivo dos cursos online do PEP do INSS é justamente a linguagem de fácil compreensão e o modelo de ensino baseado na apresentação de exemplos. A intenção é prender a atenção do aluno e passar a mensagem para todos os públicos, desde as pessoas mais humildes e com menor escolaridade até os cidadãos que já possuem um certo grau de conhecimento dos benefícios do INSS.

Você já conhecia a atuação do PEP? Tem alguma experiência para nos contar? Se tiver, não deixe de escrever uma mensagem para nossa equipe através deste link.

Scroll to top