Saiba como a matemática ajuda no desenvolvimento das crianças

Os primeiros cálculos feitos por uma criança representam um grande passo em seu aprendizado. Essa etapa mostra que as crianças começaram a desenvolver a capacidade de seguir uma rota lógica para encontrar a solução de um problema.

Conhecer o sinal de ‘adicionar’ e o de ‘subtrair’, encontrar o produto e a diferença são todos passos no caminho para uma maneira de pensar que parece óbvia para os adultos, mas que é bastante avançada para os jovens estudantes!

BENEFÍCIOS DA MATEMÁTICA

Veja abaixo alguns dos benefícios da matemática para a vida das crianças.

Senso numérico

O senso numérico, ou o básico de aprender sobre números, é a primeira habilidade vital em matemática que uma criança deve desenvolver antes de chegar ao jardim de infância.

As crianças devem aprender a contar para frente e para trás no início da infância para aprender a relação entre números no futuro. O senso numérico é uma habilidade vital que os educadores da primeira infância devem focar no ensino antes que as crianças cheguem ao jardim de infância.

Enquanto as aulas do jardim de infância revisam os conceitos básicos de contar para frente e para trás, os educadores da primeira infância podem estabelecer uma base mais sólida, concentrando-se em aprender a contar antes de chegar ao ensino fundamental.

Ao se concentrar no senso numérico, os professores estão fornecendo habilidades matemáticas necessárias para conceitos futuros e cálculos avançados.

Adição e Subtração

Ao iniciar as crianças na soma e na subtração de maneira básica, através de atividades comuns do cotidiano de uma criança, como a divisão de doce com seus amiguinhos, entre outras atividades, os professores estarão facilitando não só a interação e convívio dessas crianças, como também toda a vida acadêmica.

Utilização de gravuras no ensinamento dos números

O aspecto visual ajuda muito as crianças quando o assunto é aprendizagem, então apostar nisso para o ensinamento da relação entre os itens e a sua respectiva quantidade é um grande facilitador. Todo professor de educação infantil deve fazer uso de gravuras ou desenhos para ensinar as crianças a adquirir percepção de quantidade e aprender a diferenciar os números, esse recurso pode ser disponibilizado até mesmo por meio de aplicativos de estudo.

É importante destacar que a percepção através de diferentes figuras, também é de grande ajuda para que as crianças entendam que o uso da matemática também pode ser aplicado na vida real

Consideração finais

A partir das noções básicas de matemática, as crianças desenvolvem um raciocínio lógico que o ajudarão em diversas etapas da vida, inclusive a concluir os estudos e ingressar no ensino superior.

Desta forma, é de suma importância que os pais procurem estar sempre disponibilizando atividades de matemática para que seus filhos possam praticar e desenvolver as habilidades citadas no presente artigo.

Scroll to top