Concurso: confira os erros mais comuns em provas de português

Dominar a gramática, ter calma para interpretar e paciência para executar questões é essencial para os candidatos de qualquer concurso públicos, mas pelo fato de muitas vezes as pessoas ficarem nervosas em provas de concurso, a ansiedade e a pressa acaba por levar o candidato mesmo que preparado a botar tudo a perder.

É comum que nesse tipo de prova o candidato leia os textos uma única vez e escolha uma das opções de múltipla escolha achando que se trata de uma questão fácil, porém a Língua portuguesa demanda sempre muita atenção e dedicação por parte dos concurseiros, pois essa matéria envolve diversas regras, condições e detalhes, sendo comum aos apressados cometer erros simples, que poderiam ser evitados com uma maior atenção por parte do candidato.

Se você é um enem participante e esta cansado de perder questões de português em concursos e muitas das vezes até mesmo uma das vagas ofertadas pelo SISU por bobeira, confira aqui nesse artigo a lista com os erros mais comuns em provas de português que você deve ficar atento para não cometer em sua prova.

Erros mais comuns

Interpretação de textos e enunciados

Preste sempre bastante atenção nos textos e enunciados, excesso de preocupação com o tempo de prova pode fazer com que o candidato perca o foco e tenha dificuldade para se concentrar.

Para poder manter a atenção nos pontos necessários, é recomendado que o candidato destaque os trechos a ser analisado, assim como os verbos que determinam o que deve ser feito na questão.

Aplicação da crase

A crase sempre gera confusão na cabeça dos candidatos, a união da proposição “a” com o artigo feminino “a” envolve algumas regras de emprego, é muito importante que o candidato consulte livros de gramática e procure entende-las.

Ortografia

A Redação é muito importante em diversos concursos, para que o candidato possua boa escrita e não cometa erros ortográficos graves, é importante praticar a leitura de livros, sites, jornais e revistas.

Utilização de pronomes

É muito comum cair em provas de concurso “pegadinhas” que envolvam a aplicação de pronomes, os participantes devem tomar cuidado para não confundir as regras, para que isso não venha a ocorrer, é recomendável que o participante revise o emprego dos pronomes quando a prova estiver próxima.

Emprego de “Onde” e “Aonde”

Questões sobre o emprego da palavra “onde” e “aonde” é uma armadilha para muitos concurseiros, é importante para o mesmo saber que a palavra “onde” é utilizado geralmente para se referir a algo fixo, enquanto que  “aonde” é usada para acompanhar verbos que dão idéia de movimento.

Gostou das nossas dicas? Agora que já sabe quais erros deve ficar atento, estude e garanta já a sua vaga!

Scroll to top