Conheça o ENCCEJA e saiba como se preparar.

Todo mundo sonha em poder cursar uma faculdade, obter uma especialização e ter a oportunidade de poder mudar de vida e ajudar os familiares mais próximos. Ocorre que muitas pessoas desistem desse sonho por não ter tido condições de concluir o ensino médio ou até mesmo o ensino fundamental.

Pensando nisso, decidimos escrever o presente artigo para que nossos leitores conheçam melhor o ENCCEJA e saibam como se preparar para esse exame que pode fazer a vida de muitas pessoas mudar para melhor.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, também conhecido como ENCCEJA, é um exame que fornece diploma para pessoas que tem idade superior a idade regular de certificação e mantém vivo o sonho de muitas pessoas que desejam fazer uma faculdade.

Como se preparar para o ENCCEJA 2020?

Os primeiros passos de preparação é entrar na pagina do participante encceja e ler o edital da prova, pesquisar exames antigos e se possível fazer os mesmos ao menos uma vez ao mês, a fim de conhecer as principais disciplinas e como o exame é aplicado. Outros fatores essenciais na preparação incluem:

Estude com antecedência

Não comece a estudar no último minuto. Gaste cerca de 30 minutos ou 1 hora por dia para revisar leituras, exercícios ou projetos. Quando for realizar a prova, você terá uma imagem mais clara dos assuntos.

Organize seu espaço de estudo

Encontre um lugar onde você possa ter todos os seus livros, anotações, cópias e possa escrever fluentemente. Escolha um lugar calmo.

Use diagramas 

Coloque suas principais idéias em gráficos, mapas ou diagramas. Em vez de ter um texto denso, selecione o mais essencial para otimizar os estudos e deixá-los mais produtivos. Uma boa dica também e utilizar aplicativos de estudo.

Descanse e coma alimentos leves

Não se encha de muita informação sem fazer uma pausa. Durma de 6 a 8 horas por dia. Tome um pouco de ar, coma alguma coisa em intervalos de 15 minutos a cada hora, depois retorne ao estudo. Além disso, não estude no dia anterior à prova, faça uma atividade que gosta e o deixe relaxado.

No dia anterior ao exame, evite o consumo de comidas pesadas e gorduras, uma vez que pode fazer com que passe mal no momento da prova e isso pode interferir no rendimento e finalização da mesma.

 

Agora que já sabe como se preparar melhor para o ENCCEJA, não perca tempo, corra atrás de seus sonhos e obtenha o seu diploma

Scroll to top