Curso de Odontologia: 5 dicas para se dar bem na faculdade

Segundo o próprio ENEM, o curso de odontologia juntamente ao de medicina é o mais concorrido do País. A prova disso, é que hoje o Brasil concentra o maior número de profissionais da odontologia no mundo, são cerca de 330 mil dentistas.

É um número bastante expressivo, não é mesmo? Pois é! E todos esses profissionais hoje formados e em exercício passaram pelo frio na barriga do vestibular e a tensão das provas finais.

Antes poder mudar a vida das pessoas e devolver sua saúde e autoestima, é preciso passar por pelo menos 4.000 horas divididas em 5 anos exigidas pela graduação em odontologia.

Quer saber como ter sucesso na faculdade e conquistar o tão sonhado jaleco? Leia este conteúdo e confira todas as dicas!

Faça anotações

A primeira dica é clichê e serve para qualquer curso, porém a odontologia tem suas especificidades. Afinal, no começo você está sujeito a esquecer onde fica o músculo levantador do véu palatino, não é mesmo?

Para evitar o esquecimento considere toda informação repassada pelos docentes, conhecimento nunca é demais e lá na frente eles com certeza serão úteis. 

O ato de anotar te ajuda também na hora dos estudos e é um grande aliado da organização e produtividade.

Tenha o seu objetivo em mente

Alguns futuros dentistas sonham em abrir o seu próprio consultório, montar sua própria agenda e se especializar em uma área específica.

Já outros têm o mesmo objetivo e pretendem trabalhar também com planos odontológicos e há ainda aquele que queira apenas servir a um plano odontológico para ter pacientes com mais facilidade.

Entretanto, foque no seu objetivo independente de qual seja ele e vise sempre antecipar imprevistos, que trocadilhos e ironias do destino à parte, sempre vão acontecer.

Dica bônus: você está na faculdade de odontologia para colaborar com a qualidade de vida das pessoas e esse é um propósito bastante nobre, porém pense também em suas metas e desejos pessoais.

Aproxime-se dos professores e colegas de classes

Você é o grande responsável pelo seu sucesso, mas essas pessoas podem ter uma parcela significativa nisso!

Sabe aquele clichê de faculdade em que os pais falam “aproveite essa fase, vai ser a melhor época da sua vida’’? Eles não mentiram em nenhuma letra.

E esse momento da vida passa por conhecer pessoas e lugares e expandir os horizontes por meio do conhecimento.

Converse com professores sobre seus anseios em relação ao curso e profissão, tire dúvidas específicas e faça networking. Você certamente encontrará essas pessoas no futuro, elas podem te ajudar e vice-versa.

Conheça a parte empresarial do ofício

Essa será a sua profissão em um futuro próximo e evidentemente você precisará dominá-la tecnicamente com todos os procedimentos e tratamentos, mas é necessário ir além.

“O que isso significa?”

Calma, é mais simples do que parece.

Geralmente os dentistas são autônomos e acabam também sendo os administradores de seus consultórios (exceto quando trabalham para algum plano dental ou algo do tipo).

Neste caso, uma dica interessante é estudar paralelamente sobre os seguinte assuntos:

 

  • Marketing;
  • Gestão;
  • Administração;
  • Vendas.

Aproveite o seu estágio ao máximo

Talvez você tenha ingressado na faculdade com o objetivo de se tornar especialista em implantodontia ou ser um ortodontista de renome e trabalhar com plano ortodôntico, mas no meio do caminho despertou para outras áreas da odontologia.

Acredite, isso acontece em toda profissão e talvez seja a maior importância do estágio obrigatório.

O estágio é o momento de aprendizado prático e nele você vai interagir com diferentes pessoas, acompanhar diferentes “casos” e conhecer as inúmeras possibilidades da odontologia.

O conhecimento de causa te torna um profissional bem preparado e apto para agir em diferentes situações com frieza e competência.

É como dizem, nada substitui a prática. Portanto, dedique-se ao seu estágio e busque aprender coisas novas.

Conclusão

Não ceda à pressão do vestibular e depois da graduação em odontologia, com dedicação e seguindo essas dicas, é questão de tempo até você ter sucesso fazendo aquilo que ama.

Justamente por ser um curso concorrido e contar com inúmeros profissionais em atividade, a odontologia requer cada vez mais o aprimoramento e a busca pela diferenciação de quem a exerce.

As 5 dicas que você acompanhou ao longo deste conteúdo valem ouro e te ajudarão a ser um profissional exemplar e reconhecido no meio, porém nunca deixe de se dedicar aos estudos e cumprir às exigências dos órgãos regulamentadores da profissão.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

 

Scroll to top