Como otimizar títulos, meta descrições e imagens de um site

O título do seu site geralmente representa o primeiro contato com seu site. É a primeira coisa que o visitante verá do seu site nos resultados da pesquisa. Indique sobre o que é a página e se é relevante para o usuário. Os bots de mecanismos de pesquisa também leem títulos para estimar o que está em seu site.

É, portanto, um lugar perfeito para incluir suas palavras-chave.

Além disso, o título aparece na visualização de mídia social quando alguém compartilha um artigo ou página do seu site. Ele também é exibido na guia do navegador para diferenciar quais páginas estão abertas.

Siga as dicas a seguir para criar os títulos do seu site:

  • O título deve descrever claramente o conteúdo. Deve ser exclusivo para cada página do seu site.
  • Escreva o título com o usuário em mente. Lembre-se que o objetivo principal é convencer os usuários dos mecanismos de busca a visitar seu site. O texto deve atrair a atenção e ser persuasivo
  • A extensão do título é importante para que apareça por completo nos buscadores. Para o Google, depende do número de pixels (600px), então depende de quais caracteres você usa, ele mostrará mais ou menos. Por segurança, use no máximo 70 caracteres.
  • Inclua as palavras-chave ou apelos à ação no início do título. Eles vão atrair mais atenção e você arrisca menos se o título for cortado. Use no máximo duas palavras-chave relevantes para o conteúdo.
  • Se você tiver espaço, pode incluir o nome da sua marca.
  • Seja criativo, você pode usar números e emoticons nos títulos

Por exemplo : “Você está procurando por comprar backlinks brasileiros? Preço para link building?

O título do exemplo acima tem uma pergunta para atrair curiosidade, o número vai chamar mais atenção entre o conteúdo escrito. Também inclui emoticons para destacar.

O que acontece se você não completar o título? Os mecanismos de pesquisa tentarão atribuir um título à página e usarão qualquer uma das legendas presentes. Embora o resultado possa não ser adequado, certifique-se sempre de personalizar o título de cada página.

Se você estiver usando o WordPress, é muito fácil fazer isso. Clique em Páginas no menu superior e selecione a página desejada. Então em “configuração SEO da página” (instalando antes o Yoast SEO) você pode modificar o título no campo “Título da página”

Otimize as meta descrições do seu site

A descrição tem uma função semelhante ao título da página. Ele aparece nos resultados de busca e tem como objetivo atrair visitantes oferecendo mais informações sobre o conteúdo da página.

Ao contrário do título, os bots dos mecanismos de pesquisa não levam em consideração a descrição. A simples colocação de palavras-chave na descrição não afetará o posicionamento do nosso site.

No entanto, uma descrição persuasiva faz com que mais pessoas cliquem em seu site nos resultados de pesquisa. Como consequência de uma maior proporção de cliques/impressões, o Google e o Bing darão mais visibilidade ao seu site, desde que os visitantes estejam satisfeitos com o conteúdo.

O que acontece se você não adicionar uma descrição? Os motores de busca mostrarão um extrato do texto da web. O resultado não será o ideal, pois o trecho pode ser de qualquer lugar da página.

Mesmo que você tenha adicionado uma descrição, às vezes o Google pode ignorá-la e substituí-la por seu próprio texto. Isso ocorre quando ele estima que uma parte do texto em sua página é mais relevante para os termos de pesquisa do que a descrição que você adicionou manualmente.

Siga as dicas abaixo para criar boas descrições de página para o seu site:

  • Crie as descrições para os usuários. O objetivo principal é ser persuasivo sem enganar sobre o conteúdo da página
  • Tente otimizar a descrição para termos de pesquisa específicos em vez de ser muito geral
  • O comprimento máximo é igual a 160 caracteres. Isso corresponde a duas ou três frases curtas. Se a descrição for mais longa, ela não será exibida em sua totalidade.
  • Inclua benefícios de produtos ou serviços, recursos, frases de chamariz ou informações importantes, como ofertas ou tópicos abordados em um artigo de blog.
  • Desafie o usuário e adicione números ou emoticons para atrair a atenção

Por exemplo : “Não gaste uma fortuna com uma consultoria seo.”

A descrição acima completa as informações no título do exemplo. Ele desafia o usuário e oferece em primeiro lugar o maior benefício de visitar a página da web. 

No editor WordPress você pode adicionar a descrição da mesma forma que o título – Em “Páginas” >> “Configurações de SEO da página” e preenchendo o campo “Meta-tag: Descrição”

Otimize as imagens

Cada vez mais procuramos imagens nos motores de busca. Seja como inspiração ou para ver a própria imagem.

Seria uma pena perder esta oportunidade, principalmente se você tem uma loja online ou lida com um tema visual: decoração, moda, viagens, etc…

Em geral, a pesquisa de imagens tem menos concorrência do que a pesquisa de texto tradicional. Assim é possível posicionar suas imagens por termos mais genéricos.

Além disso, otimizar o tamanho das imagens antes de carregá-las ajudará a manter uma boa velocidade de carregamento de sua página da web, que é um fator de classificação muito importante hoje.

Antes de enviar uma imagem:

Otimize o tamanho e a resolução:

Se necessário, reduza a resolução da imagem para o tamanho que você usará na web. Para uma imagem em tela cheia em um PC, um tamanho de 1400 x 800 é mais que suficiente. Você pode ajustar facilmente a resolução de qualquer editor como o Microsoft Paint (Resize >> Pixels)

Use um programa para compactar as imagens. Atualmente é possível reduzir significativamente o tamanho das imagens sem afetar sua qualidade. Você pode usar um serviço online para isso, basta procurar por “comprimir imagens” para encontrá-lo. Tinypng é um desses serviços que funciona muito bem.

Adicione informações à imagem:

O nome do arquivo desempenha um papel importante. Antes de enviar a imagem para a internet, descreva a imagem no nome do arquivo, você pode usar palavras-chave pelas quais deseja que a imagem apareça.

Adicione o título e o atributo ALT no editor da web. O título é usado para que os mecanismos de busca identifiquem o que está na imagem, enquanto o atributo ALT oferece informações adicionais para pessoas com deficiência visual.

Para fazer isso no WordPress selecione a imagem e clique em “Editar” e preencha o campo “Descrição

Por que é importante adicionar essas tags? Atualmente os motores de busca não são capazes de identificar perfeitamente o que está em uma imagem. Para incluir a imagem em seus resultados, os buscadores analisam as informações dos textos relacionados à imagem.

Para saber mais sobre a imagem, o Google e o Bing observam o texto ao redor da imagem. Portanto, é uma boa ideia incluir imagens no contexto de conteúdo em vez de uma galeria na parte inferior da página.

Saiba mais sobre Criação de Sites: webtrends.net.br/criacao-sites

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