Como escolher palavras-chave para um artigo

Uma técnica poderosa e simples para escolher as melhores palavras-chave para seus artigos, com uma ferramenta gratuita para sua “pesquisa de palavras-chave”. As “palavras-chave” são a chave para que os artigos que públicas no teu blog ou os textos que escreves para as páginas do teu site, alcancem uma boa posição no Google.

Embora todos saibamos disso, poucos empresários e empreendedores se dão ao trabalho de fazer “pesquisa de palavras-chave” para escolher palavras-chave que alcancem os melhores resultados. Aqui eu explico uma técnica fácil com uma ferramenta gratuita.

Todos sabemos a importância das palavras-chave para alcançar e melhorar o posicionamento orgânico de uma página web . Mas poucos levam isso a sério ao escrever um artigo para postar em seu blog ou ao desenvolver um novo conteúdo para seu site.

A maioria dos pequenos empresários e empreendedores que escrevem seus próprios textos para seus sites cometem erros e desperdiçam esforços.

Eles podem ter as melhores intenções, mas não sabem como escolher palavras-chave para um artigo . Neste post pretendo oferecer um guia rápido e simples para escolher palavras-chave para seus sites.

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O que são palavras-chave

O principal erro, ao escolher palavras-chave para escrever um artigo, seria focar nas palavras-chave mais óbvias, aquelas que fazem o foco do seu negócio. Por que é um bug? Porque todos os seus concorrentes estão fazendo exatamente a mesma coisa.

É muito difícil conseguir o melhor posicionamento web nos motores de busca (no Google, mais especificamente) com palavras-chave pelas quais muitos sites estão competindo.

Mas então como escolher palavras-chave? Quando você for escrever um artigo para o seu blog, ou os textos para uma página do seu site, procure alcançar o melhor posicionamento para as palavras-chave escolhidas. De nada adianta incluir em seu artigo as palavras-chave que mais tem buscado nos buscadores, se com elas você não consegue que seu artigo apareça entre as primeiras posições no Google.

É preferível, então, segmentar palavras-chave com um pouco menos de buscas, e que, por isso, também tenham menos concorrência. Então, como você escolhe palavras-chave para um artigo? Em outras palavras, como você sabe quais são as palavras-chave ideais? Existem algumas ferramentas online que ajudam no processo de busca e seleção de palavras-chave.

Os melhores, claro, são pagos, e com preços não muito acessíveis, e que se justificam apenas se você realmente vai gastar muito tempo e esforço na otimização de mecanismos de busca . Mas, em termos gerais, as ferramentas pagas de “pesquisa de palavras-chave” são as usadas por uma agencia de link building.

Mas para pequenas empresas e empreendedores, para quem a otimização de mecanismos de busca não é seu “core business”, existem algumas ferramentas gratuitas que facilitam muito o trabalho de escolher palavras-chave. Aqui vou recomendar um deles, e vou explicar como usá-lo quando você vai escrever um artigo.

Como escolher palavras-chave para um artigo

É claro que quase sempre nosso trabalho de escrever um artigo para nosso blog ou site começa com alguma ideia preliminar, ou algum tema geral. Teremos então alguma palavra-chave ou palavra-chave geral como ponto de partida.

O que precisamos é de uma ferramenta que, a partir dessa palavra-chave geral, nos forneça outras relacionadas e informações estratégicas sobre elas.

Vamos direto para a ferramenta que quero mostrar para você ver com um exemplo específico. Refiro -me ao Ubersuggest .

Nos campos de pesquisa inserimos nossa palavra-chave geral (para o nosso exemplo vamos colocar “coaching ontológico”, simplesmente porque tenho vários clientes nesse setor de atividade), indicamos onde queremos pesquisar (no nosso caso é está na web) e selecionamos o idioma em que queremos realizar a pesquisa (português).

Como você pode ver, é uma quantidade enorme de sugestões de palavras-chave que você pode usar para seus artigos. Essas são todas as pesquisas reais que os usuários realizam no Google. E nos oferece informações importantes para escolher as palavras-chave ideais para nossos artigos. 

Ao lado das palavras-chave sugeridas, vemos três colunas: o volume de buscas que cada palavra-chave teve no último mês, o CPC (ou seja, o custo por clique que os anunciantes do Google Ads pagaram por essas palavras-chave) e a “concorrência”, o que, em outras palavras, indica o grau de dificuldade que teremos para conseguir uma boa posição no Google com essas palavras-chave.

A proficiência varia de 0 a 10, sendo 10 a proficiência mais alta.

Agora, é claro, precisamos classificar todas essas informações para escolher as palavras-chave para nossos artigos. A melhor forma de fazer isso é exportar todas essas informações para um arquivo Excel, e aí poderemos trabalhar de forma mais confortável e produtiva.

Para isso iremos até o final da lista, onde encontraremos a opção “Exportar para CSV”. Lá escolheremos abrir o arquivo com o Excel, o que inicialmente nos dará algo bastante confuso.

Não entre em pânico se você não tiver muita experiência com o Excel. Vou explicar passo a passo o que você tem que fazer para poder lidar com todas essas informações.

A primeira coisa é distribuir todas essas informações em colunas. Para isso, selecione a coluna “A” (basta clicar na célula com a letra “A”). Agora clique em “Dados/Texto em colunas”:

Palavras- chave de cauda longa

Agora, antes de continuar com o nosso Excel, vou dar uma “dica” que tem um enorme valor estratégico em todo o seu trabalho de otimização de mecanismos de busca.

É um daqueles “truques” que os consultores de SEO e qualquer empresa de SEO conhecem e lidam permanentemente. São as palavras-chave de cauda longa (em inglês, palavras-chave de cauda longa).

São, como o próprio nome indica, expressões longas, ou seja, compostas por várias palavras. E qual é a vantagem das palavras-chave de cauda longa?

Quanto mais palavras nossa “palavra-chave” tiver (seria mais correto falar em “frase-chave”, ou expressão-chave), mais fácil será alcançar as melhores posições no Google. Logicamente, o número de buscas é menor, mas por isso eles têm menos concorrência.

E sendo expressões longas, aumenta consideravelmente a probabilidade de que uma correspondência entre a pesquisa de um usuário e a palavra-chave de cauda longa em nosso artigo se torne uma visita à nossa página.

Vamos ver a equação nestes termos: o que você prefere, uma palavra-chave que tenha 10.000 visitas mensais, que gere uma única visita ao seu site, ou uma que tenha 10 visitas mensais, das quais oito chegam ao seu site?

Pesquisando as palavras- chave de cauda longa em nosso Excel

Então, vamos voltar ao nosso Excel para saber como escolher palavras-chave para um artigo . Aliás, caso você ainda não tenha notado. 

Assim, com este artigo, espero gerar sete ou oito visitas mensais ao meu site com essas palavras- chave de cauda longa e algumas visitas adicionais para outras palavras-chave que estou incluindo, como esta que acabei de destacar.

Eu indico para você ver graficamente como eu faço meu próprio trabalho de otimização de mecanismos de busca (sim, você adivinhou, essa é outra expressão que estou repetindo várias vezes neste post).

O próximo passo com minha planilha do Excel é um pouco trabalhoso, mas acho muito útil. E você precisa entender que fazer esse trabalho de pesquisa de palavras-chave corretamente leva tempo. Mas, novamente, prefiro escrever um artigo que leve um pouco mais de tempo, mas alavanca o meu negócio, do que fazê-lo em pouco tempo e não gerar nenhum resultado.

O que faço, então, é percorrer a lista de baixo para cima, fazendo uma pré-seleção de palavras-chave (ou expressões) que podem ser utilizadas para o artigo que, a priori, tenho em mente escrever. E na primeira coluna livre (à direita da coluna “concorrência”), coloco um número “1” naqueles que acho que podem ser úteis para mim.

Quais são as características das palavras-chave que vou listar nesta fase? Basicamente, aqueles que fazem sentido (do que quero transmitir e do ponto de vista gramatical), e que têm uma baixa “competência” (o mais próximo possível de zero).

Por exemplo, a expressão “slides de coaching de negócios” não faz nenhum sentido lógico; e “liderança e coaching de negócios” tem uma competição de “0,98”, portanto também não vou perder tempo tentando posicionar essa palavra-chave.

Darei “1”, por exemplo, para expressões como “em que consiste o coaching” (10 pesquisas mensais e 0,29 competição); “coaching nas organizações”, 0,24 competência; “Tipos de coaching ontológico”, 0,07; e assim por diante. À medida que você sobe na lista, aparecem as palavras-chave com mais buscas, mas, ao mesmo tempo, mais concorrência e, portanto, maior grau de dificuldade.

É por isso que eu vou de baixo para cima. Logicamente, se eu encontrar uma palavra-chave com mais buscas e um baixo nível de concorrência, isso será preferível.

Depois de percorrer toda a lista e colocar o “1” ao lado de todos os que pré-selecionei, tenho que reordenar o Excel. Como te falei antes, você seleciona todas as colunas novamente, e agora, quando for em “Dados/Classificar”, vai clicar em “Classificar pela Coluna E” (ou seja, a coluna na qual você adicionou o “1”) . Você também dirá para ordenar do mais alto para o mais baixo.

A partir daqui, está em suas mãos aplicar sua inteligência, sua criatividade e sua expertise em seu negócio, para fazer a seleção final das palavras-chave que você usará em seu artigo.

Se você gosta de coaching, não me deve nada por poupar algum trabalho para seu próximo artigo.

Como usar palavras-chave em seu artigo

Apenas algumas recomendações finais para não tornar este post mais longo. Ao escrever seu artigo, seu principal foco de atenção deve ser seu público-alvo, não o Google. Inclua suas palavras-chave, mas sempre de forma natural, para que o leitor não ache estranho.

O Google se torna cada vez mais “inteligente”, e sua prioridade é que os resultados que ele retorna, quando um usuário realiza uma pesquisa, sejam relevantes, ou seja, que atendam às suas necessidades.

Claro, este é apenas um pequeno aspecto de tudo o que faz a otimização de mecanismos de busca. Mas é um aspecto muito importante e, sem dúvida, trará resultados muito bons se você fizer as coisas corretamente.

Se você tiver alguma dúvida ou pergunta, faça aqui abaixo nos comentários, e terei prazer em responder. E também valorizo ​​se você der uma pontuação ao artigo.

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