7 dicas para escolher uma carreira profissional

Embora isso provavelmente mude com o tempo, o foco em uma determinada carreira profissional pode ajudar a informar suas decisões sobre seu crescimento profissional à medida que você ganha habilidades e experiência. 

É importante refletir sobre seus interesses, habilidades e objetivos de carreira à medida que você faz certas escolhas de vida, como qual escola se candidatar, qual emprego básico é o ideal para você, seja para obter uma pós-graduação ou uma certificação especializada e muito mais.

Neste artigo, focaremos em 7 dicas de como identificar suas principais habilidades e interesses, associar essas qualidades a um campo de trabalho em potencial e iniciar uma carreira profissional.


O que é uma carreira?

Um plano de carreira profissional é composto pelas posições que você ocupa à medida que cresce em seu campo. Seu primeiro emprego ou diploma universitário, por exemplo, pode marcar o início de sua carreira. 

À medida que você adquire conhecimentos e habilidades adicionais, podem progredir ou “mover-se verticalmente” para funções mais avançadas. Alguns funcionários também “se deslocam lateralmente” para cargos iguais, mas diferentes, à medida que se especializam ou se mudam para diferentes carreiras.


Como escolher uma carreira

Seu plano de carreira deve levar em conta seus objetivos, planos futuros e personalidade. A consideração desses fatores pode ajudá-lo a escolher a posição inicial correta e a tomar decisões estratégicas ao longo do tempo.

Siga estas etapas ao preparar uma carreira:


1. Descreva seus objetivos de carreira

Antes de selecionar uma carreira, comece com a auto-reflexão, fazendo e respondendo a certas perguntas. A reflexão ativa ajuda a restringir suas escolhas em algo mais específico.

Considere se perguntar:

  • O que eu quero da minha carreira?
  • Quais são meus principais valores?
  • Que atividades eu mais gosto, profissionalmente ou no meu tempo livre?
  • Quais são meus interesses?
  • Quais são meus pontos fortes e aptidões? Habilidades interpessoais? Habilidades difíceis?
  • Quero me especializar em certas habilidades técnicas ou assumir funções de gerenciamento?

Depois de responder a perguntas como essas (e outras que são importantes para você), você poderá pesquisar melhor os possíveis caminhos de carreira. 

Também é importante revisar seus objetivos de carreira à medida que você cresce pessoal e profissionalmente para garantir que seus objetivos permaneçam alcançáveis ​​e alinhados com seus interesses.

2. Crie um plano de cinco anos e um plano de dez anos

Depois de restringir suas opções, considere estabelecer marcos para sua carreira. Pesquise onde outras pessoas da sua área estão com cinco ou dez anos de carreira e anote os cargos que possuem. 

Decida qual título ou avanços você deseja obter nesses pontos futuros. Em seguida, pesquise o que você pode fazer para alcançar esses objetivos. Pode ser necessário se submeter a programas de treinamento, assumir responsabilidades específicas ou ocupar posições de pré-requisito.

Ao estabelecer metas de carreira daqui a cinco ou dez anos, você pode planejar com base no progresso que deve esperar todos os anos. Programe um horário regularmente para refletir sobre sua carreira e objetivos.


3. Descubra o seu tipo de personalidade

Um tipo de personalidade é um conjunto de traços de personalidade que podem ser agrupados. Existem vários métodos para descobrir seu tipo de personalidade, muitos dos quais se concentram em suas respostas a diferentes situações. 

Diferentes tipos de personalidade podem naturalmente gravitar em direção a interesses diferentes e desenvolver forças diferentes, incluindo carreiras.

Testes diferentes listam opções de carreira comuns para cada tipo de personalidade. Se você fizer uma variedade de testes e uma ou duas carreiras aparecerem em vários testes, é provável que essa carreira específica valha a pena pesquisar. 


4. Avalie seu conjunto de habilidades atual

Faça uma lista de suas habilidades, certificações e áreas de especialização atuais. Peça também feedback sobre suas habilidades técnicas, interpessoais e de gerenciamento de pessoas de colegas de trabalho e colegas. Essa avaliação pode ajudá-lo a encontrar carreiras que correspondam ao seu desempenho.


5. Tome nota dos seus interesses

Dependendo da sua personalidade, você pode ter interesses que se prestam a diferentes carreiras. Examine seus hobbies, experiências de voluntários anteriores e interesses para identificar atividades ou campos de que você gosta. 

Embora essas informações estejam fora de um contexto profissional, a criação de uma lista de atividades de que você gosta pode ajudá-lo a focar em uma pesquisa de carreira. Por exemplo, você pode ter uma carreira em segurança cibernética se gostar de quebra-cabeças lógicos, ou pode ter uma função de vendas itinerantes se gostar de conhecer novas pessoas.

Use esse conhecimento para se candidatar a cargos de curto prazo ou oportunidades de voluntariado para explorar novas opções de carreira. Essa experiência em primeira mão permite que você teste sua adequação a uma carreira. 

Se você está atualmente na escola ou tem um emprego, considere fazer um curso ou programa de certificação necessário para um campo que lhe interessa. Essa experiência pode ajudá-lo a determinar se as habilidades e o conteúdo da carreira são algo que você gosta.


6. Identifique seus principais valores

Identificar seus principais valores pode ajudá-lo a se concentrar na carreira que considera pessoalmente gratificante. Também pode ajudá-lo a encontrar campos ou áreas de nicho pelas quais você é apaixonado. 

Considere fazer uma lista de qualidades que considera importantes em uma empresa ou em seus funcionários. Você pode usar esta lista para procurar empresas e descrições de cargo que compartilhem esses valores.


7. Considere suas necessidades salariais

Esse pode ser um bom ponto de partida para determinar quanto dinheiro você pode ter ao iniciar, bem como seu potencial de ganhos depois de ganhar uma certa quantidade de tempo e experiência. 

Embora o salário certamente não seja equivalente a um trabalho atraente e satisfatório, é um fator importante a considerar ao traçar sua carreira.

Comentários estão fechados.