brincadeiras que desenvolvem as crianças

7 Brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento de uma criança pode ser feito de várias maneiras, por atividades de alfabetização, informações teóricas, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. As diversas formas de contribuir para o desenvolvimento de uma criança podem se iniciar pelas brincadeiras, pois é uma estratégia 100% eficaz e desenvolve as características mais importantes para o crescimento de uma pessoa.

brincadeiras que desenvolvem as crianças.

Quando a criança está brincando, ela navega em um mundo de imaginação, além de despertar muitas sensações positivas, e levar as crianças a prestar muita atenção em assuntos diversos. O mais importante, é a criança estar sempre com muita alegria, que é o sentimento principal nessa etapa da vida.

Quando a criança está realizando alguma brincadeira, propriedades importantes estão sendo trabalhadas. No decorrer desse artigo, vamos mostrar 7 brincadeiras que atuam positivamente para o desenvolvimento infantil, além de deixar as crianças no mais puro sentimento de alegria.

Amarelinha

Quando a criança vai brincar de amarelinha, ela precisa marcar a casa em que não pode pisar colocando uma pedra. Após a marcação é necessário que a criança atravesse todo o desenho sem pisar na casa em que ela marcou no início, e após ela completar todo o percurso, quando estiver voltando, é necessário pegar a pedra na casa em que ela jogou lá no início.

brincadeiras que desenvolvem as crianças

A criança começa escolhendo pela casa número um, e logo após é só seguir a sequência de números pela ordem. A amarelinha colabora com dois pontos importantes para o desenvolvimento infantil, a coordenação motora e as noções básicas em matemática.

Faz de conta

Essa é uma das mais completas em relação ao desenvolvimento das crianças. Funciona de modo que a criança simula coisas reais, ou seja, ir ao médico, supermercado, um passeio, ou uma situação adversas de interesse da criança. 

Dentro da história os participantes assumem seus papéis e deixam a história fluir levando a imaginação além da conta. Essa brincadeira tem como benefícios para as crianças, o desenvolvimento de sua criatividade, habilidades de comunicação, fala e escuta.

Brincar de bolinha de gude

Essa é uma das brincadeiras mais antigas, e muito atraente para as crianças. Essa brincadeira pode ser jogada de várias formas, mas a mais comum, é fazer um desenho de um círculo no chão, onde o primeiro jogador joga a bolinha, e os próximos precisam acertar a bolinha do jogador anterior, e o objetivo principal é ganhar a bolinha dos adversários.

brincadeiras que desenvolvem as crianças

Essa brincadeira contribui para a concentração da criança, além da coordenação motora, e estratégias iniciais.

Brincar de caça ao tesouro

De preferência uma pessoa adulta precisa esconder algo que vai ser o tesouro, pode ser um objeto qualquer ou um prêmio, como algum doce, um brinquedo ou comida. Logo após é necessário elaborar pistas para ajudar as crianças a encontrar o tesouro.

A realização dessa atividade, auxilia no desenvolvimento com o raciocínio lógico, concentração, a realização de montar uma estratégia e agilidade.

Desenhar e pintar

Pode parecer algo simples, fazer um desenho em um papel, mas é uma atividade muito estimulante para as crianças e muito importante para a sua infância. Pintar coloca toda a criatividade que a criança tem em ação. 

Fale sempre para a criança desenhar o que ela quiser, também traga materiais de qualidade e adequados. Essa brincadeira desenvolve as habilidades motoras, além da criatividade a imaginação é muito utilizada.

Esconde-esconde

Essa é uma das brincadeiras mais conhecidas. Para brincar de esconde -esconde basta uma pessoa ficar em algum canto, e fazer uma contagem até determinado número, enquanto as outras crianças vão se esconder, e quando a pessoa que está contando terminar, é necessário ir procurar os outros participantes.

brincadeiras que desenvolvem as crianças

O esconde-esconde ajuda no desenvolvimento infantil, aumentando a agilidade da criança, o seu raciocínio lógico, a sua capacidade motora.

Stop

Um grupo de crianças escolhe um tipo de categoria para brincar, depois disso jogam as mãos e contam o resultado como se fosse o alfabeto, e a letra que cair será utilizada nessa rodada.

Quem termina primeiro tem que falar STOP, em seguida todas as crianças devem parar com a sua brincadeira. Quem somar mais pontos ao final da brincadeira vence a rodada. Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da criança com o raciocínio, e a memória que são muito utilizados.

Essas foram as 7 brincadeiras que mais fazem as crianças se desenvolverem. Você que é pai, é fundamental a sua participação para que a criança se sinta segura. Realizando essas brincadeiras por várias vezes, os pais verão uma mudança de comportamento na criança, a evolução que todos nós esperamos em nosso filhos.

Scroll to top