6 super dicas para ter os pés em forma no dia a dia

Os pés são uma parte do corpo que geralmente recebe muito pouca atenção. A saúde dos pés é extremamente importante para o bem-estar – e problemas com os pés podem dizer muito sobre sua condição geral. 

Portanto, vale a pena lidar mais intensamente com a questão de como está a saúde dos seus pés e como você pode promovê-la ativamente. As dicas a seguir irão ajudá-lo.

Os sapatos certos são essenciais para pés saudáveis

Quando se trata da saúde dos pés, um erro comum é usar os sapatos errados. Quanto mais tempo você passa com esses sapatos, mais danos pode causar aos pés. 

No futuro, portanto, é importante prestar atenção não só ao visual ao escolher um novo calçado, mas principalmente ao ajuste . Mas como você realmente reconhece um sapato que se encaixa “corretamente”?

Um calçado que se adapta bem permite uma caminhada confortável e sem sintomas. Os sapatos não devem apertar, esfregar ou prejudicar o conforto de qualquer outra forma. No ajuste certo, o sapato é alguns milímetros mais longo que o dedão do pé e fica na lateral e na área do calcanhar como uma segunda pele.

Portanto, o ajuste é mais do que apenas o tamanho do calçado, mas também a largura, a flexibilidade, o calcanhar, a área dos metatarsos e muitos outros fatores são decisivos. 

O pé não pode escorregar no sapato e está perfeitamente apoiado. Portanto, faz sentido que, no futuro, você deve prestar atenção não apenas ao tamanho, mas também a:

  • Largura,
  • Distância do salto,
  • Forma básica do último,
  • Distância da ponta e
  • Construção.

Além disso, a qualidade é um fator importante na compra de calçados para manter os pés saudáveis ​​a longo prazo. Vários critérios também desempenham um papel aqui, por exemplo, os materiais usados.

Mas também o processamento, a sola, a flexibilidade e muitos outros fatores determinam se os sapatenis masculino se ajustam perfeitamente aos seus pés.

Modelos mais caros não precisam necessariamente ser melhores. Em qualquer caso, é importante obter informações mais detalhadas sobre o respectivo modelo, além da aparência. 

Também aqui é aconselhável observar atentamente os sapatos e experimentá-los intensamente.São importantes em termos de qualidade e ajuste , especialmente porque têm um grande impacto na saúde dos pés. 

Os sapatos inferiores podem, por exemplo, conter substâncias nocivas que não são apenas perigosas para os pés, mas também para a saúde em geral. Acima de tudo, porém, em combinação com um ajuste incorreto, eles podem levar a desalinhamentos ou outros problemas com os pés.

Promova ativamente a saúde dos pés com 6 dicas

No entanto, nem todas as formas passivas, como observar e reagir, mantêm a saúde dos pés. Em vez disso, você pode – e deve – promovê-los ativamente. Porque os seus pés vão agradecer com uma melhor sensação de bem-estar. 

Ao mesmo tempo, algumas das medidas a seguir, como uma massagem de reflexologia podal, podem ter outros efeitos positivos em sua saúde.

1. Massagem de reflexologia podal

A massagem da zona reflexa dos pés tem uma longa tradição entre os nativos americanos e também está ganhando popularidade aqui no Brasil. É uma forma especial de massagem em que certas áreas dos pés são especificamente estimuladas. 

Estes, por sua vez, são atribuídos a certas zonas do corpo, por exemplo, órgãos individuais, que estão diretamente conectados aos pés por meio dos tratos nervosos.

A massagem da zona reflexa dos pés pode assim ser utilizada para detectar possíveis doenças, mas também simplesmente para prevenção e para um melhor bem-estar geral. Assim, serve à saúde e também, mas não apenas, aos pés.

2. Exercícios para os pés

Como os pés contêm um grande número de músculos, ligamentos e tendões, eles podem ser treinados da mesma forma que outras partes do corpo. A ginástica de pés direcionada pode, portanto, ter um efeito preventivo ou terapêutico, por exemplo, no caso de mal posicionamentos. 

Também pode fortalecer o pé e assim prevenir lesões ou simplesmente proporcionar algum relaxamento se os pés ficarem com cãibras após um longo dia, devido a sapatos errados ou outras influências.

3. Cuidados com os pés

O bem-estar para os pés é incrivelmente bom e, de bom grado, negligenciado na vida cotidiana. Todos podem e devem fazer isso regularmente – ou peça a um profissional que cuide dos pés. Por exemplo, óleos diferentes podem ser usados, um plano caloso ou algum esmalte de unha.

Assim, você pode projetar os cuidados para os pés como quiser e vai perceber como é bom não só para os seus pés, mas também para o seu corpo e mente.

4. Boa ventilação

Como você já sabe, certifique-se de escolher os sapatos certos para os pés saudáveis. A ventilação também é uma questão importante porque garante um bom clima para os pés. 

Isso é importante para prevenir doenças (secundárias) e garantir o máximo conforto no calçado. Portanto, dependendo do clima e da ocasião, escolha sempre os sapatos “mais leves”.

Os materiais também são fundamentais, pois determinam a respirabilidade do calçado. Portanto, você deve contar com calçados de alta qualidade feitos de materiais naturais como couro ou com as tecnologias. Você perceberá rapidamente que uma boa ventilação dos pés, especialmente nos meses quentes de verão, aumenta consideravelmente o seu bem-estar!

5. Ande descalço

Ventilação máxima – isso é garantido andando descalço. Mas também tem vários outros benefícios para a saúde dos pés. Como a forma mais natural de caminhar, andar descalço treina o pé de maneira ideal e, portanto, tem um efeito preventivo contra mau posição, pontos de pressão e vários outros problemas na área dos pés.

Especialmente os bebês e as crianças devem andar descalços sempre que possível, mas isso também se aplica na idade adulta. Obviamente, é importante que a superfície não apresente perigos que possam causar cortes ou queimaduras, por exemplo. 

Mas se estiver no seu próprio jardim, na piscina exterior ou noutra ocasião em que seja possível andar descalço sem problemas, tire os sapatos (de novo) com frequência e desfrute da agradável sensação.

6. Escalda-pés

Por último, os banhos de pés podem aumentar a saúde dos pés e o bem-estar geral. Dependendo de quais aditivos de banho você usa, eles têm um efeito relaxante e desintoxicante, por exemplo. 

Na água quente, os músculos ficam relaxados, a córnea relaxa, os pontos de pressão ou a dor são aliviados – para citar apenas alguns dos possíveis efeitos benéficos do escalda-pés.

Por isso, pense nos objetivos que pretende atingir com o pedilúvio, compre os produtos de banho adequados e faça do pedilúvio uma rotina, por exemplo depois do trabalho ou aos fins-de-semana.

Comentários estão fechados.